Rankings do Ensino Básico e Ensino Secundário

Estes dois tipos de rankings são baseados nas bases de dados que o Ministério da Educação (ENEB e ENES) pública anualmente.


Rankings do Ensino Básico

Neste local o utilizador pode elaborar listas ordenadas de escolas a partir da base de dados de exames nacionais do ensino básico – ENEB. Consideram-se na elaboração destes rankings todos os alunos internos ou que tendo frequentado as aulas desistiram durante o ano e posteriormente se apresentaram a exame. Para além disso, o ranking a elaborar poderá respeitar uma série de outros critérios de acordo com o interesse do utilizador (e.g., ranking apenas de escolas públicas, ranking de escolas do mesmo concelho, ranking de escolas para cada disciplina, etc.). O utilizador pode ainda seleccionar uma escola em concreto para a qual pretenda saber a posição no ranking – esta escola aparecerá assinalada na lista ordenada final construída com base nos critérios introduzidos pelo utilizador.


Rankings do Ensino Secundário

Nesta página o utilizador pode elaborar listas ordenadas de escolas a partir da base de dados de exames nacionais do secundário – ENES. Consideram-se na elaboração destes rankings todos os alunos internos que fazem exame pela primeira vez (melhorias estão excluídas). Para além disso, o ranking a elaborar poderá respeitar uma série de outros critérios de acordo com o interesse do utilizador (e.g., ranking apenas de escolas públicas, ranking de escolas do mesmo concelho, ranking de escolas para cada disciplina, ou ranking de escolas para as 8 disciplinas com maior número de exames, etc.). O utilizador pode ainda seleccionar uma escola em concreto para a qual pretenda saber a posição no ranking – esta escola aparecerá assinalada na lista ordenada final construída com base nos critérios introduzidos pelo utilizador. Os campos visíveis nos rankings são: N. provas, média Classificação Interna Final (CIF), média exame, média Classificação Final Distribuída (CFD), diferença entre a média obtida no exame e na CIF (exame-CIF), e desvio padrão das classificações de exame nacional). A ordenação é feita com base na média da escola em exame nacional.